Brasil ganha primeira medalha; Odair Santos

EBC - Ag 08/09/2016 Esportes Plus 1347

Entre as competições desta quinta-feira (8) dos Jogos Paralímpicos, destacamos várias modalidades que contam com a participação do Brasil. Siga essas e outras atividades do dia.

  Daniel Dias se classifica com melhor tempo para a final dos 200m livre

O nadador Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro, se classificou hoje (8) com o melhor tempo para a final dos 200 metros livre S5. Ele fechou a prova em 2min39seg35, seguido pelo norte-americano Roy Perkins, com 2min39seg69, e pelo britânico Andrew Mullen, com 2min43seg20.

  Goalball Feminino

Na estreia do goalball feminino, a seleção brasileira conseguiu uma boa vitória sobre a seleção dos Estados Unidos na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. Com uma ótima atuação de Victória Amorim, que marcou seis gols, o Brasil venceu por 7 a 3. Ana Carolina Custódio fez o outro gol do Brasil. Saiba mais.

Foto: Edgard Matsuki / Portal EBC

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) decidiu punir um membro da delegação de Belarus por carregar uma bandeira da Rússia durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, ontem (7) no Estádio do Maracanã. A Rússia foi banida desta edição da Paralimpíada por decisão do comitê devido aos casos de doping de atletas do país. Entenda.

Brasil estreia com vitória de 2 x 1 sobre a Grã-Bretanha no Futebol de 7! No grupo A participam ainda Ucrania e Irlanda.

Foto: Twitter CPB

  Tiro esportivo

Definidas as medalhas para mulheres na prova pistola de ar 10 metros de distância em pé, classe SH1.Ouro para Veronika Vadovicova, da Eslováquia, prata para Cuiping Zhang, da China, e medalha de bronze para Yaping Yan, também da China. essa foi a segunda prova com medalhas dos Jogos Paralimpicos!

  Judô Masculino

Mustafayev, do Arzebaijão, enfrenta o brasileiro Halyson Oliveira Boto nas quartas de final e, surpreendente, a torcida do arzebaijão é maior!

  Judô Feminino

Karla Cardoso perde luta para ucraniana e segue para a repescagem. Torcida brasileira apoia!

  Judô Feminino

Michele Ferreira perde preliminar para a alemã Ramona Brussig, mas ainda pode lutar pelo bronze.

Foto: Twitter CPB

  E sai a primeira medalha para o Brasil!

O brasileiro Odair Santos ganhou a medalha de prata na prova de 5 mil metros rasos classe T11 masculino. O queniano Samuel Kimani ficou com a medalha de ouro. Outro queniano, Bill Wilson ficou com a medalha de bronze. Foram as primeiras medalhas definidas nos Jogos Paralímpicos 2016.

Foto: Twitter CPB

  Judô

O brasileiro Halyson Oliveira Bôto ganhou sua primeira luta no judô masculino até 66 quilos. Ele derrotou o português Miguel Vieira por ipon. Halyson passou para as quartas de final e vai enfrentar Mustafayev do Azerbaijão ainda hoje. Vai, Brasil!

Foto: Twitter CPB

  Tênis de Mesa

Brasileiros começam perdendo no Tênis de Mesa. Na fase de grupos, Luis Felipe perdeu por 3 x 0 para o húngaro Csonka, na classe 8 Masculino. Já David Freitas perdeu para o coreano Kim Jeong, por 3 x 0, no masculino classe 3. Cada grupo tem 3 atletas e os dois primeiros passam para a segunda fase.

10:14

O brasileiro Caio Oliveira está classificado para a final dos 400 metros nado livre masculino classe S8. Caio ficou em terceiro na segunda bateria e se classificou com o terceiro melhor tempo para a final de hoje à tarde.

Dois recordes mundiais foram batidos por chineses nas duas primeiras provas classificatórias da natação: Jia Hongguang, nos 100 metros nado costas masculino classe S6, com 1 minuto 12 segundos e 27 centésimos; e Song Lingling, nos 100 metros costas feminino classe S6, com um minuto 24 segundos e 66 centésimos.

O Brasil estreou com vitória no goalball masculino ao derrotar a Suécia por nove a seis. O Brasil está no grupo A com Suécia, Argélia, Alemanha e Canadá. Classificam os quatro rimeiros para as quartas de final. Moreno fez cinco gols, José Marcio três e Romário um, para o Brasil.

Foto: Edgard Matsuki / Portal EBC

Um dos quatro atletas a competir pelo Brasil nas provas de natação para deficientes visuais, o carioca Thomaz Matera, 27 anos, está ansioso pela estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Atual recordista brasileiro nos 100m livre (S12), Matera descobriu aos 12 anos, quando começou a nadar como hobby, que tinha retinose pigmentar, doença incurável que provoca a degeneração gradativa da retina. Saiba mais.

 

  Brasil estreia hoje no futebol de 7

Após o ouro no futebol olímpico, os brasileiros se preparam agora para torcer pelo futebol de 7 paralímpico – uma adaptação do esporte convencional para jogadores com paralisia cerebral ou deficiências similares (sequelas de traumatismos cranioencefálicos ou acidentes vasculares cerebrais). A estreia do Brasil acontece logo mais, às 10h, contra a Grã-Bretanha e será transmitida ao vivo pela TV Brasil.

 

O brasileiro Talisson Glock terminou em segundo lugar na sua bateria dos 100 metros nado costas classe S6 e está classificado para a final com o quarto melhor tempo. O chinês Jia Hongguang bateu o primeiro recorde mundial dos Jogos com 1 minuto 12 segundos e 27 centésimos.

  Goalball: esporte paralímpico exige sentidos aguçados e noção espacial extrema

No calendário paralímpico desde 1980, o goalball foi criado para ser praticado por cegos ou “às cegas”. Para manter igualdade de condições, todos os atletas colocam vendas nos olhos durantes as partidas. Com sentidos mais aguçados, quem naturalmente não enxerga leva vantagem diante videntes (pessoas que enxergam). Foi isso que a equipe do Portal EBC percebeu durante uma ambientação ao esporte promovida pela Prefeitura do Rio. Confira!

  Nadadores brasileiros esperam força das arquibancadas

Clodoaldo Silva, destaque da natação e também da cerimônia de abertura, ao acender a pira paralímpica, afasta qualquer nervosismo por nadar em casa. “E essa pressão nos faz bem, não o contrário. A gente nada com prazer, alegria. A gente quer se divertir com muita responsabilidade, mas queremos fazer o nosso melhor. Saiba mais.

 

Mais Acessadas