Nordeste x Sul/Sudeste: times da S

EBC - Ag 29/09/2016 Esportes Plus 1141

De um lado, times do Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. Do outro, equipes de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Neste fim de semana, as equipes dos Grupos A e B começam a se enfrentar pelas quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro. Mais do que uma vaga na próxima fase, os confrontos “Nordeste x Sul/Sudeste” valem o sonhado acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Leia também: confira a tabela completa da Série C

As partidas que decidem os times que sobem à Série B acontecem nesta sexta-feira (30), sábado (1º) e segunda-feira (3).Os confrontos são Fortaleza (1º do Grupo A) x Juventude (4º do Grupo B), ABC (2º do Grupo A) x Botafogo (SP) (3º do Grupo B), Boa Esporte (2º do Grupo B) x Botafogo (PB) (3º do Grupo A) e Guarani (1º do Grupo B) x ASA (4º do Grupo A).

Desde 2012, ano em que a Série C começou a ser disputada em dois grupos de 10 equipes divididas regionalmente, o “Norte” enfrenta o “Sul” nas quartas de final. Na história, há equilíbrio total: as equipes que vieram do Grupo A ganharam oito confrontos e a do B ganharam oito confrontos. Confira como estão as equipes para este ano:

Juventude (4º do Grupo B) x Fortaleza (1º do Grupo A)  

No início do campeonato, Fortaleza e Juventude estavam entre os favoritos para o acesso. Na época, o time gaúcho estava na final do estadual e o Fortaleza havia conquistado o título cearense. Cerca de quatro meses depois, as duas equipes se enfrentam em um confronto de vida ou morte. Quem vencer, sobe. Quem perder, fica na Série C do ano que vem.

Ficar na mesma divisão é algo que o Fortaleza não quer fazer novamente. Nos últimos dois anos, o tricolor passou em 1º lugar na primeira fase e foi eliminado em casa nas quartas de final. Para que isso não se repita, o time conta com duas armas: a promessa da torcida lotar o Castelão para o jogo de volta (faltando dez dias para o jogo em casa, 25 mil ingressos já haviam sido vendidos) e a campanha. Com 30 pontos em 18 jogos, o time ficou em 1º no Grupo A.

O Juventude não conseguiu confirmar o favoritismo inicial e penou para passar de fase. A duas rodadas para o fim da primeira fase, o time chegou a estar em 6º lugar. Foram só as duas vitórias no final da fase que classificaram o time. Para as quartas, o time tem como o bom momento como trunfo. Além da Série C, o time eliminou o São Paulo na Copa do Brasil. Contra, a equipe tem o compromisso de se dedicar a duas competições.

Botafogo (SP) (3º do Grupo B) x ABC (2º do Grupo A)

Outro confronto que promete equilíbrio é entre o ABC e o Botafogo (SP). De um lado, uma equipe que caiu da Série B do ano passado. Do outro, uma equipe que subiu da Série D. Em comum, a campanha regular na competição. Durante boa parte do campeonato, os times se mantiveram entre os quatro primeiros colocados.

O ABC tem o bom momento como arma para voltar à Série B. O time não perde há sete jogos no campeonato. Para o “jogo do ano” (como o próprio site do time aponta), o time espera quebrar o recorde de público em seus jogos. Até o momento, a partida que teve mais público foi o empate em 2 a 2 contra o ASA: 8 mil pessoas.

Chamar o público para o jogo, só que o de ida (já nesta sexta-feira (30)), também é um desejo do Botafogo (SP). No ano passado, a equipe conseguiu, lotar o estádio Santa Cruz com o projeto Futebol Sustentável (que trocava garrafas pets por ingressos). Neste ano, o público do time não foi tão bom. Mas, para a fase decisiva, a promoção voltou e a expectativa é que 25 mil pessoas apoiem o time no jogo de ida.

Botafogo (PB) (3º do Grupo A) x Boa Esporte (2º do Grupo B)

O terceiro confronto da lista das quartas de final da Série C é entre Boa Esporte e Botafogo (PB). O confronto coloca uma das surpresas do campeonato frente ao time que fez ótima campanha na Copa do Brasil.

Depois de ser rebaixado da Série B no ano passado e no Campeonato Mineiro neste ano, o Boa Esporte parece ter se acertado. Sem perder há dez partidas, o time se manteve entre os quatro primeiros desde o final do primeiro turno da Série C. Um dos segredos do time é a defesa: em 18 jogos, tomou apenas 10 gols.

Do outro lado, o Botafogo (PB) quer finalmente ascender à Série B. Desde 2014, a equipe paraibana disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de cair por dois anos seguidos na primeira fase, a equipe conseguiu a classificação. Como trunfo, o “Belo” carrega a ótima campanha no ano. Além de ganhar o estadual, o time chegou entre os 16 melhores na Copa do Brasil. Só foi eliminado pelo Palmeiras (líder da Série A). De quebra, ainda se despediu com vitória contra o verdão: 1 a 0.

ASA (4º do Grupo A) x Guarani (1º do Grupo B)

O confronto entre Guarani e ASA tem a equipe paulista como favorita em função da campanha irrepreensível até o momento na competição e ainda tem a força da camisa contra o adversário. Por outro lado, o ASA quer surpreender.

Até o momento, o Guarani ganhou 38 dos 54 pontos possíveis. O aproveitamento de 70,38% é melhor do que dos líderes da Série A (Palmeiras, com 66,6%) e da Série B (Vasco, com 63,0%). De quebra, a equipe ainda não perdeu nenhum jogo em casa. Mesmo que não queira, o Bugre entra em campo como favorito.

O ASA vem de uma campanha apenas regular no segundo turno da Série C. A equipe só não perdeu a vaga para as quartas de final porque o Remo empatou em casa com o rebaixado América (RN). Mesmo assim, o time sonha em surpreender. A história mostra que é possível. Em 2002, o ASA eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil ganhando por 2 a 1 em São Paulo.

Mais Acessadas