Hor

Samuel Bruno 04/10/2016 News Plus 1540

Outubro é um mes onde se realizam várias comemorações e campanhas importantes, mas também é marcado pelo início do horário brasileiro de verão, e os relógios devem ser adiantados uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Neste ano o horário diferenciado vai vigorar a partir das 0h de 16 de outubro de 2016 as 0h de 19 de fevereiro de 2017 onde os relógios voltarão ao horário normal.

Tal medida tem objetivo de proporcionar economia de energia no país, reduzindo o consumo de energia no horário de pico (entre 18h e as  21h) já que a luminosidade natural nesse período é maior. O horário de verão está presente no Brasil desde 1931.

 

No ultimo ano, tal medida posibilitou economia de R$ 162 milhões de acordo com o Operador Nacional Elétrico (ONS). A economia foi possível porque não foi necessário adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento de energia em horários de pico no país.

Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

Mais Acessadas