Uma jardineira de 1957 far

Samuel Bruno 20/10/2016 Eventos 1124

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP) e o Instituto Cultural Artigos e Carros de Época (Museu de Objetos e Veículos Antigos – MOVA) lançam, nesta quinta-feira (20/10), o Pampulha Retrô Tour. Uma jardineira Chevrolet datada de 1957 levará o público aos principais atrativos turísticos da Pampulha, entre eles a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha, recentemente condecorado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 

O Pampulha Retrô Tour funcionará aos sábados, domingos e feriados até dezembro deste ano. Os pontos de embarque e desembarque dos passageiros serão os próprios atrativos. O valor do tíquete é R$20,00 por pessoa, que terá direito a quatro embarques/desembarques no atrativo que escolher. Dentro do ônibus terá um guia, que apresentará a história e curiosidades sobre toda a Pampulha.

 

"Num trabalho em conjunto entre Belotur e Fundação Municipal de Cultura, integradas com outras pastas da Prefeitura, temos atuado diariamente para melhorar a infraestrutura da Pampulha visando receber visitantes. Inauguramos recentemente o banheiro e um restaurante na Praça da Igrejinha, destacamos espaços para estacionamento de veículos de turismo nas proximidades de atrativos turísticos, lançamos com a BHTrans a linha circular 512, lançamos o edital para abertura de cafés nos espaços culturais da orla e agora apresentamos o Pampulha Retrô Tour, que vai dar outra opção de transporte aos visitantes, com todas as características especiais que possui, nos remetendo à época de inauguração do Conjunto Moderno, na década de 40. É um projeto realmente muito especial e que com certeza irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte ainda mais", exalta o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira. 

 

De acordo com Jeferson Rios, diretor do Museu de Objetos e Veículos Antigos, essa jardineira já possui uma história com a Pampulha. “Quando eu era criança, meu pai me levava para passear na jardineira. Ela percorria bairros de Belo Horizonte, inclusive a Pampulha. Passava pelo Cassino – atual Museu de Arte da Pampulha –, pela Casa do Baile e também pela Igrejinha. E hoje estamos revivendo toda essa história”, relata Rios, que é o proprietário da raridade. Ainda de acordo com ele, o ponto final da jardineira era a Praça da Estação, outro atrativo turístico de Belo Horizonte.

 

Outra curiosidade é que esse Chevrolet tem o apelido de ‘Marta Rocha’. “Isso porque ele foi lançado na mesma década que Marta Rocha foi Miss Brasil e que quase chegou a ser Miss Universo, perdendo apenas para a americana Miriam Stevenson por ela ter duas polegadas a mais nos quadris”, acrescenta Rios. 

 

Itinerário

O Pampulha Retrô Tour terá como ponto de partida a Igreja São Francisco de Assis.

 

ROTA REGULAR:

 

- Igreja São Francisco de Assis > Casa JK (parada)

- Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada)

- Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) 

- Iate > Casa do Baile (sem parada) 

- Casa do Baile > MAP (parada) 

- MAP > Casa do Baile (parada) 

- Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) 

- Iate > Igreja São Francisco de Assis (Ponto final) 

 

ROTA FUNDAÇÃO ZOO BOTÂNICA (Somente nos horários das 9h e 14h). 

 

- Igreja São Francisco de Assis > Parque Ecológico (parada no Marco Zero)

- Parque Ecológico > Zoológico (parada)

- Zoológico > Casa JK (parada)

- Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada)

- Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) 

- Iate > Casa do Baile (sem parada) 

- Casa do Baile > MAP (parada) 

- MAP > Casa do Baile (parada) 

- Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) 

- Iate > Igreja São Francisco de Assis (ponto final) 

 

Operação

 

a)      Dias: sábados, domingos e feriados (de 22/10/2016 a 18/12/2016) 

 

b)      Horários: 9h*, 10h, 11h, 12h, 14h*, 15h, 16h, 17h 

*Às 9h e às 14h, a Jardineira estenderá o passeio e passará pelo Parque Ecológico e Zoológico. 

c)      Dias de jogos no Mineirão: quatro horas antes do jogo marcado, o Pampulha Retrô Tour não fará a parada no Museu Brasileiro do Futebol, pois esse atrativo estará fechado.

d)      Ponto de vendas dos bilhetes: ao lado da Igreja São Francisco de Assis (em frente a praça, na Alameda). 

e)      Eventos que fecham a orla da Lagoa da Pampulha, como o caso da Volta Internacional da Lagoa (4/12), impedirão a operação da Jardineira em seus horários regulares. 

Mais Acessadas