Metr

Samuel Bruno 05/09/2017 Notícia 2132

O metrô de Belo Horizonte atende aproximadamente 210 mil passageiros por dia (Fonte: CBTU) alcançando a população de Contagem, Belo Horizonte e Região metropolitana. Apesar de seu funcionamento estender-se até as 23h muitos usuários deixam de utilizar o meio de transporte por não coicidir com hos horários praticados pela empresa onde trabalha, escola/faculdade onde estuda e outros fatores. Uma sugestão antiga dos usuários é que o metrô estendesse seu horário de funcionamento para beneficiar mais uma parcela da população.

Em caráter experperimental o Metrô BH passará a funcionar até às 0h todos os dias da semana até o dia 30 de setembro onde será feito um levanamento sobre número de passageiros beneficiados, custos desta operação dentre outros. "Durante a fase de testes, a empresa vai realizar estudos experimentais que permitirão avaliar aspectos relativos a demanda, custos adicionais, intervalos entre viagens, segurança operacional e adequações necessárias para as rotinas de manutenção e operação", explicou, por nota, a CBTU, responsável pela administração do metrô.

O Vereador Joel Moreira Filho (PTC), autor da proposta explica que Belo Horizonte opera diferente das demais capitais brasileiras: “No Rio de Janeiro (RJ), vai até meia-noite, e em São Paulo (SP), 1h40”, afirma o parlamentar. “Se as operações forem estendidas em uma hora, serão beneficiados mais estudantes, trabalhadores, incluindo os da área de telemarketing que saem mais tarde do serviço, torcedores de futebol que costumam ir ao Estádio do Independência e não têm como voltar para casa”, diz Joel. “O metrô de BH é dos poucos que dão lucro no país, então esse público representa aumento de receita”, acredita o vereador. Segundo ele, o projeto deverá ir a plenário em primeiro turno no mês que vem.

 

Mais Acessadas