A edi

Samuel Bruno 06/11/2017 Eventos 1403

Os cinéfilos da capital mineira terão a oportunidade de conferir mais uma Mostra de Cinema Espanhol que chega à cidade, no próximo dia 15 de novembro, e fica em cartaz até o dia 25. Os filmes serão exibidos, gratuitamente, no MIS (Museu da Imagem e do Som) Cine Santa Tereza, à rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza. A Mostra é uma realização do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, da Sociedade Cultural Brasil-Espanha e Instituto Cervantes. A curadoria é de responsabilidade do Escritório Cultural da Embaixada da Espanha. A Mostra já passou por cidades como Porto Alegre, Belém, São Paulo, Recife, Manaus, Salvador, Curitiba, Brasília e Vitória. Em novembro é a vez de Belo Horizonte, Florianópolis e Aracaju. Em dezembro segue para Goiânia e Rio de Janeiro.

Foram selecionados cinco filmes para mostrar a diversidade e a riqueza da produção cinematográfica espanhola. As películas destacam os inúmeros pontos em comum com o Brasil, assim como o estreito vínculo entre nossas duas culturas. São eles a comédia/drama Felizes 140; a comédia A minha Grande Noite; o romance Noite de Verão em Barcelona; a comédia/drama Truman e o documentário Nem Tudo é Vigília.

“Essa é mais uma ação apoiada pelo Instituto Cervantes de Belo Horizonte na promoção da cultura. Queremos ser reconhecidos não somente como uma referência no ensino do espanhol, mas também como disseminadores da cultura em suas mais variadas vertentes”, comenta o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Luis Javier Ruiz Sierra.

 

Confira a programação em Belo Horizonte:

 

15/11 Quarta-feira

17h- Felizes 140

19h- A Minha Grande Noite

 

16/11 Quinta-feira

17h- Nem Tudo é Vigília

19h30- Noite de Verão em Barcelona

 

17/11- Sexta-feira

17h- Truman

19h30- Felizes 140

 

18/11- Sábado

 

19h- A Minha Grande Noite

 

22/11- Quarta-feira

17h- Nem Tudo é Vigília

19h30- Felizes 140

 

23/11- Quinta-feira

17h30- Truman

19h30- Noite de Verão em Barcelona

 

24/11- Sexta-feira

17h- A Minha Grande Noite

19h30- Nem Tudo é Vigília

 

25/11- Sábado

19h- Truman

 

Sinopses:

 

A Minha Grande Noite

 José está desempregado e é enviado para trabalhar pela ETT como figurante em uma gravação de um programa especial de ano novo em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, enquanto fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano. Alphonso, a estrela da música, é capaz de tudo para certificar que a atuação terá o máximo alcance. Adanne, sua antagonista, jovem cantor latino, é assediado pelos fãs que têm o objetivo de chantageá-lo. O que ninguém espera é que a vida de Alphonso esteja em perigo. Existe espaço para o amor no meio de tanto caos?

 

Felizes 140

Elia faz 40 anos e, para celebrar, reúne amigos e familiares em uma casa luxuosa de uma zona rural. Tem que dizer algo muito importante: que é ganhadora do lote de 140 milhões que o Euromillón sorteava esta semana. A partir deste momento, o ambiente começa a ficar estranho e o que a princípio parecia alegria compartilhada começa a se transformar em uma série de falácias para tentar fica com o dinheiro da sortuda

 

Noite de Verão em Barcelona

Seis histórias de amor entrecruzadas que acontecem durante a noite do dia 18 de agosto de 2013 quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único que não acontecerá em séculos. Por um lado, Joan organizou um jantar em sua casa com a desculpa de ver o cometa e convidou seus amigos, entre eles Judit, por quem sempre esteve apaixonado. Por outro lado, Guillem se apaixonou pela primeira vez por Sara, que está certa de que esta noite será o fim do mundo. Do outro lado da cidade, Roser está saindo com Ricard há um ano, mas hoje se encontrará com o seu ex, Albert. Paralelamente, Laura e Carles estão próximos de saber que serão pais. Oriol e Adrián colocarão a sua amizade à prova depois de conhecer a mulher de seus sonhos, Catherine. Finalmente, Marc e Jordi, amigos da quipe de futebol terão que pensar em sua relação secreta.

 

Nem Tudo é Vigília

Antonio e Felisa vivem juntos em um pequeno povoado há mais de 60 anos. Suas forças começam a fraquejar e o seu estado de saúde, cada vez mais frágil, os impede de cuidarem um do outro. Como uma ameaça aparece, no horizonte, a possibilidade de ter que abandonar a sua casa e ir pra um lar para anciãos. O filme retrata o carinho na velhice, as noites em claro por medo da solidão, a morte e a separação do ser amado, o medo de ambos em deixar a sua vida em mãos alheias e perder a sua independência.

 

Truman

Julián, um ator cinquentão, fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. No mesmo momento que Julián organiza o seu próprio final, Tomás, o seu melhor amigo chega do Canadá de surpresa. Durante quatro dias os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade. Julián não se apresentará no teatro no qual atua. Frente a perplexidade de um vendedor escolherá o caixão mais audaz. Organizarão uma festa de despedida e improvisarão uma viagem de um dia para Amsterdã para ver, por última vez, o seu filho Nico. Tudo isso enquanto solucionam a principal preocupação de Julián: encontrar um novo lar para Truman, seu cachorro.

 

Serviço: Mostra de Cinema Espanhol em Belo Horizonte

Local: MIS Cine Santa Tereza

Dias: 15 a 25 de novembro

Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza

Gratuito, vagas limitadas

Informações: 3277 4699

Mais Acessadas