Pe

Samuel Bruno 24/11/2017 Eventos 1528

Um encontro do real com o imaginário. A leitura lúdica do Clássico “Dom Quixote” feita pela Cia.4ComPalito resulta em um espetáculo que alterna momentos cômicos e dramáticos. O espetáculo “Quixote” retorna à capital mineira para comemorar os dez anos da primeira montagem. A apresentação acontece no dia 01 de dezembro, às 21h, no Galpão Cine Horto, à Rua Pitangui, 3613, Horto.

O Instituto Cervantes BH, órgão oficial do governo da Espanha, é apoiador do espetáculo, pois acredita na importância da obra e da difusão da cultura em massa. “Dom Quixote é um ícone da literatura espanhola no mundo inteiro. É nossa missão propagar essa rica cultura e incentivar as manifestações culturais onde estamos inseridos. Apoiar um espetáculo que interliga um mito espanhol à cultura mineira é uma grande satisfação para nossa instituição”, explica o diretor do Instituto Cervantes BH, Luís Javier Ruiz Sierra.

A montagem é inspirada na obra “O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes. Publicado a primeira parte em 1605 e a segunda em 1615, o clássico pode ser considerado uma obra atemporal, abordando questões existencialistas, sob o viés do homem e sua relação com seus sonhos e desejos, perante o mundo em que vive.

O que é sonho e o que é realidade? Esse questionamento foi um dos norteadores da construção dramatúrgica realizada pelos atores da Cia. 4comPalito. A transposição da obra literária para a cena teatral foi realizada a partir da escolha de passagens do livro que o grupo considerava terem grande potencial cênico e das improvisações realizadas pelos atores. O processo de pesquisa durou dois anos para fazer a transposição da literatura não dramatúrgica para a linguagem teatral. A criação e direção foram compartilhadas entre os atores Denise Dalânides, Júlio Vianna e Reginaldo Santos. O texto da peça “Quixote” foi escrito por Júlio Vianna.

A estrutura cênica da peça, um palco giratório de 6mX6m, proporciona momentos mágicos que surpreendem e envolvem o espectador. O modo de palco giratório já tem precedentes na época de Cervantes, onde esta era uma forma de teatro mais comum. Destaca-se na montagem a utilização de figurinos e objetos cênicos confeccionados a partir de materiais reutilizados e uma trilha sonora original composta pelo músico Pedro Durães. Esta postura estética e ética é uma tônica constante nos trabalhos da Cia. 4ComPalito.

Em 2009, “Quixote” recebeu o Prêmio Sinparc Usiminas de maior público de MG, além de ter sido indicada a diversas categorias como "Melhor Espetáculo", "Trilha sonora", "Figurinos", Cenário", "Iluminação" e "Ator coadjuvante".

 

Serviço: “Quixote”

 

Dia: 01 de dezembro (sexta-feira)-

Horário: 21h

Local: Galpão Cine Horto

Endereço: Rua Pitangui, 3613, Horto

Informações: 31 3481 5580

Mais Acessadas