Vilarejo que fica dentro do lago da Soledade em Ouro Branco/MG resgata constru

Samuel Bruno 18/10/2018 4455

Saímos de Belo Horizonte/MG com destino a "Cidade Submersa" em Ouro Branco. Casas e uma igreja pode ser vista dentro do Lago da Soledade fica em uma propriedade particular divide os município de Ouro Branco e Congonhas.

Com a redução do volume de água o lago artificial revela uma construção histórica que no meio do lágo, uma Casa de Campo utilizada por padres redentoristas de Congonhas que foi invadido pela água da barragem em 1976, quando foi construído a represa da Açominas.

As lendas não são poucas e a história mais contada pelos moradores diz respeito a um padre que ronda a noite trajando vestes pretas assustando as pessoas. Esse padre não aceitando que tal barragem fosse construída naquele local resolveu resistir às autoridades da época e permaneceu na sua igrejinha. Ele não conseguiu reverter a construção do lago e até hoje as pessoas que prestam serviço na região dão testemunho da aparição do dito frade depois da meia noite.

O percurso que fizemos tem 37km de trilha, com muitas curvas, subidas e descidas ingremes, além de mata fechada. Para acessar o local é nescessário alguém que conheça a região e principalmente o caminho. Existe acesso pela Rodovia MG-030 que é um pouco mais fácil para chegada ao local, mas a intenção aqui é a aventura. No meio do percurso, uma pausa para descanço e fazer um lanche. Pedalamos por mais alguns quilometros e chegamos ao lago. A vista é maravilhosa, águas claras que possibilitam ver a construção submersa.

No percurso de volta até o nosso carro, tivemos imprevistos: Pneu furado! Mas nem isso impediu de realizar o passeio, afinal um ciclista inteligente está sempre preparado para as adversidades, Camara de ar, Remendo, e ferramentas para pequenos reparos. E tudo foi feito ali mesmo.

Durante o percurso, mais uma parte da história do Brasil. Encontramos a Estação Lobo Leite. Ela foi inaugurada em 1886 com o nome de Soledade. Mais tarde, passou a se chamar Congonhas, pelo fato de estar neste município. O nome de Lobo Leite foi dado em 1907 (Diário Oficial de 28/08/1907) e homenageou o chefe de prolongamento da estrada em 1884, Engenheiro Francisco Lobo Leite Pereira. A estação foi restaurada e está sem uso conhecido para mim. Em abril de 2013, passou a ser um telecentro e uma sala multiuso voltada à população de Lobo Leite, com 700 habitantes.

Percoremos mais alguns quilometros até o carro que ficou as margens da BR-040. Voltamos para Belo Horizonte com mais uma aventura concluída e imagens que ficaram registradas para sempre pelos olhos de quem esteve no local.

Que saber mais como foi a aventura? Assista o vídeo completo.

Mais Acessadas