Visitamos uma das obras mais caras e abandonadas de Minas Gerais que passou ser usada na pr

Samuel Bruno 20/12/2018 6050

Visitamos uma das obras mais caras abandonadas em Minas Gerais. Os "Túneis de Sabará" que vai até Belo Horizonte, hoje é rota para prática de diversos esportes: Treking, Moutain bike, Motocros, Off-road, dentre outros.

Cortando comunidades pobres, com altos índices de violência, e servindo de espaço para desmanches de veículos e assaltantes, as estruturas abandonadas da Ferrovia do Aço são um exemplo gritante de desperdício do dinheiro público. Desde 1973, quando começou a ser construída, a ligação férrea entre Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro jamais teve um vagão sequer circulando em muitos trechos, como o de Belo Horizonte a Itabirito, passando por Sabará. Só nesse segmento, foi abandonada uma sequência de seis túneis e quatro viadutos.

É em Sabará, na Grande BH, que boa parte dessa estrutura é avistada como monumentos ao desperdício. Uma sequência de quatro túneis entre os morros do município está entre os nove quilômetros desse tipo de passagem que foram esquecidos. Terminaram inundados, pichados e depredados. O local, ainda que reconhecidamente perigoso, por figurar como cenário de vários crimes, é ainda usado por trilheiros que desafiam a sorte entre os caminhos abertos entre o mato e os desmanches de veículos – que, depois de “depenados”, são incendiados. Uma dessas passagens foi bloqueada e a água acumulada chega à altura do joelho. Sinais da década de 1970 mostram há quanto tempo esses monumentos ao descaso estão abandonados, a não ser pelos morcegos que se dependuram no alto da estrutura de concreto.

Com uma paisagem espetecular e diferenciada, percorremos por toda a extenção que conta com 4 túneis seguidos totalizando 3.600 mts sendo o maior deles com 2.200 mts de extenção que em uma travessia de bicicleta dura aproximadamente 15 minutos. O interior está bem conservado principalmente no segundo túnel (BH >> Sabará) porém é preciso alguns cuidados: Mesmo com a pavimentação em cimento bem conservada, visualmente nova existe um canal no meio que é coberto por uma tampa. Em partes elas estão quebradas e/ou faltando o que pode cusar acidente. Ao final do túnel existe água limpa de aproximadamente 30 cm dependendo da época o que dificulta a visão do fundo. Para fazer uma travessia com segurança é preciso ir pelas laterais mas lembre-se de observar tudo ao seu redor pois estas condições podem mudar dependendo do momento em que você passar por lá.

Seja qual sentido, ou trilha que você faça na região que passe pelos Túneis seu passeio vai ser radical.

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