Grupo de ciclistas comemoram dia da

Samuel Bruno 28/03/2019 2260

No dia 25 de Janeiro, ao meio dia, vinte e nove minutos a Barragem 1 do complexo mina do feijão, da mineradora vale rompeu-se em Brumadinho (MG). Quase treze milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério despencaram da barragem atingindo a área administrativa da Vale, comunidades da região, e o rio Paraopeba, na Bacia do Rio São Francisco.

Esse acontecimento foi nottícia em todo país e em várias partes do mundo, mostrando a destruição do local.

Mas para comemorar o dia internacional da água (22 de março), a Associação Ambiental e Cultural Zeladoria do Planeta, ciclistas e ativisas fizeram um passeio pelo Parque Estadual Serra do Rola Moça que fica na divisa dos Municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho. Durante o evento foi discutido a importancia da água para Belo Horizonte e região metropolita já que o local possui muitas nascentes que são responsáveis pelo abastecimento de água da população e consequentemente aquecer o comercio de Casa Branca e região do Córrego do feijão, local afetado pelo rompimento da barragem 1 da mineradora Vale. O turismo é uma das principais atividades da região, já que a cidade conta com várias cachoeiras, trilhas, hoteis e pousadas.

O percurso teve início no Barreiro, em Belo Horizonte/MG. De lá os ciclistas passaram pelo Parque Estadual Rola Moça, aproveitaram para adimirar a passigem nos mirantes existentes no parque e finalizaram no centro de Casa Branca. Lá os ciclistas descasaram e participaram de diverças atrações, dentre elas uma exposição de repteis montada exclusivamente para o dia pela Polícia Militar do Meio Ambiente.

Como não podia falar de água sem ver água, fomos até a Cachoeira da Jangada à 6,5km do centro comercial de Casa Branca, percurso fácil e tranquilo para fazer. A Cachoeira tem queda tem aproximadamente 10 metros de altura e bom volume d’água. Ótima opção para passeios no final de semana.

Quer saber mais como tudo aconteceu? Assista o vídeo completo acima.

Mais Acessadas