Percorremos 216km saindo de BH indo at

Samuel Bruno 30/04/2019 Esportes Plus 1535

Pedalar tem sido uma das principais atividades físicas que temos praticados e mostrado para vocês aqui no site. Dessa vez, aproveitamos o feriado da Sexta Feira da Paixão para ir conhecer uma nova cidade, Sete Lagoas em Minas Gerais.

Sete Lagoas está localizada à 72km da capital (passando pela rodovia BR-040), possui mais de 200 mil habitantes e é uma cidade bem desenvolvida.

O nome Sete Lagoas é o único conhecido para a região. Há uma lenda que lhe atribui o nome Vapabuçu, “terra dos lagos encantados” em tupi-guarani, mas as expedições da equipe de Fernão Dias encontraram e registraram Vapabuçu na região de Teófilo Otoni, descartando essa possibilidade. Alguns artistas tentaram criar mitos relacionados com as lagoas, personificando-as, mas que não repercutiu no imaginário popular. O místico número sete, chamado “conta de mentiroso”, que se atribui a um número indefinido de qualquer coisa, é na verdade um número organizador e na falta de maior precisão, ele exerce seu papel. O número sete em duas culturas bastante antigas, no I Ching é o exército, e no tarô o carro, ambas formações que necessitam de grande disciplina e organização. Ainda não há um consenso sobre o número de lagoas, e quais delas devem ser consideradas. O crescimento da cidade abarca lagoas da área rural enquanto lagoas históricas definham, mantendo a incerteza e a necessidade do número sete organizador para defini-las. O número sete traz também acepções apocalípticas e se relaciona com os mitos criados e adormecidos aqui. A Prefeitura trabalha com o número de 15 lagoas, as sete históricas: Paulino, Boa Vista, José Félix, Cercadinho, Catarina, Matadouro e Chácara, e outras oito: Grande, Piranhas, Brejão I e II, Pedras e Remédios – além da lagoa da Fazenda Velha, e a do Mucuri, associada à Paulino. Mas o número é superior a 15.

O Passeio

Saímos de BH às cinco horas da manhã em direção a Sete Lagoas. Tradicionalmente os ciclistas da região fazem o percurso passando pela rodovia BR-040 quem tem distância menor que o percurso que fizemos. Aproveitamos o dia para ir por um caminho alternativo e visitar outras cidades no caminho como São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Prudente de Morais chegando a Sete Lagoas totalizando 90km de distância. O percurso apesar de ser maior, não tem muita inclinação (subidas fortes).

No caminho tivemos variações de temperaturas entre 13ºc e 35ºc passando por frio ao extremo e intenso calor. Chegando na cidade, visitamos vários pontos turísticos como igrejas, lagos, shopping, etc. Todos os locais visitados são bem próximos um do outro sendo indispensável visitá-los.

Quer saber como terminou essa aventura? Assista o vídeo completo que preparamos para vocês.

Mais Acessadas