Campanha Janeiro Branco, busca dar mais visibilidade

Samuel Bruno 01/02/2017 News Plus 1398

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem promoveu ontem (31/01) o "Dia Branco" no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo mais conhecido com Parque Ecológico do Eldorado. O evento voltado a população e os servidores da Rede/SUS tem como objetivo mostrar a todos questões ligadas a saúde mental e incentivar a sociedade a debater mais sobre as questões relativas ao sofrimento psíquico.

Durante a programação houve café da manhã coletivo, aula de Lian Gong (gistnática terapeutica chinesa), música e conversas sobre a saúde mental.

 

As apresentações musicais ficaram por conta dos artistas atendidos pelos CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) do município de Contagem, pelo CENTRO DE CONVIVÊNCIA e pelo GRUPO CULTIVARTE com a participação especial do músico e compositor Geraldo Amâncio.  A ação aconteceu no contexto da Campanha Janeiro Branco, com o objetivo de criar uma cultura do cuidado com a saúde mental.

Atualmente, a rede de CAPS de Contagem atende, em média, 300 pessoas, entre atendimentos diários e semanais. O atendimento a esses pacientes divide-se em três modalidades de tratamento: ambulatorial/emergencial, permanência/dia (passa o dia no CAPS e volta para casa à noite) e intensivo (casos mais graves, com internação no local até que o quadro evolua positivamente).

Os CAPS, centros de referência para tratamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais diversos, são abertos à população e integram a Rede SUS. Os encaminhamentos aos CAPS são feitos pelos profissionais das unidades básicas de saúde (UBSs), que avaliam caso a caso. Contagem conta quatro CAPS, sendo um deles (CAPS/AD) voltado ao tratamento contra o abuso de álcool e drogas e um outro (CAPSi), voltado exclusivamente a crianças e adolescentes.

O Coordenador de Saúde Mental de Contagem, Rodrigo Dias, explica que é preciso mudar a ideia de que a busca pela saúde mental está ligada somente a pessoas com transtornos mentais severos ou problemas psiquiátricos mais graves. “A falta de saúde mental pode levar à depressão, estresse, ansiedade e impulsividade exagerados, problemas emocionais aos quais todos nós estamos sujeitos. Deste modo, necessitamos de um cuidado permanente da saúde da mente, para que tenhamos preservada uma melhor condição de vida.”, diz.

Confira nossa reportagem em vídeo.

 

Mais Acessadas