H

Samuel Bruno 15/02/2017 Eventos 1163

Hélio Faria é um publicitário mineiro consagrado. Coleciona alguns dos mais importantes prêmios da publicidade, o que faz dele um dos grandes nomes da profissão em Minas Gerais e no Brasil. Agora, aos 88 anos de idade, ele se prepara para mais um importante marco em sua carreira artística: o lançamento de seu livro “Arte Sacra – 50 anos de artes plásticas”, no dia 16 de fevereiro, das 19h às 22h, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. 

Paralelamente ao trabalho como publicitário, Hélio Faria se entregou também às artes plásticas, com a qual expressa todo o seu talento em óleo sobre tela. Já são mais de 50 anos dedicados à pintura de milhares de obras, que tratam, especialmente, da arte sacra e do barroco mineiro.

Homem de fé, Hélio Faria desenvolveu um estilo único, fazendo da sua arte uma extensão da sua religiosidade. Nas telas, ele retrata algumas das passagens mais emocionantes da Bíblia nas ladeiras e montanhas de Minas Gerais, trazendo Jesus Cristo para perto dos mineiros. 

Suas obras estão expostas em museus, igrejas e escolas de várias cidades. Uma delas foi feita exclusivamente para o Papa João Paulo II, e entregue pessoalmente ao sumo pontífice em visita ao Vaticano. A tela “A entrada do Papa em Belo Horizonte” é uma das seletas obras expostas no núcleo oficial da Igreja Católica e encontra-se no apartamento Borghia, na área moderna do Museu do Vaticano. 

As pinturas de Hélio Faria tocam adultos e crianças e deixam evidentes o permanente desejo do artista de fazer uma arte alegre e infantil, que satisfaça aos grandes e pequenos. Mais do que retratar as diferentes fases da vida e obra do artista plástico, o livro “Arte Sacra” tem a intenção de fazer com que as pessoas se sintam mais perto de Deus. “Procuro, de certa forma, produzir inspirado pela educação infantil e motivado por uma mesma pedagogia cristã. Como disse Jesus, ‘vinde a mim os pequeninos’”, afirmou o artista. 

 

Exposições e livros 

Como artista plástico, realizou diversas exposições em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Santa Catarina. Possui centenas de telas expostas em todo o mundo, tornando-se referência em arte sacra contemporânea no Brasil. 

Hélio Faria tem ainda 24 livros publicados, tendo dedicado parte importante da sua carreira à literatura infanto-juvenil. Em 1999, sua obra “Nosso Irmãozinho Menor” foi o único livro católico editado em húngaro, idioma nativo homenageado na feira de literatura de Frankfurt, naquele ano.

 

Atuante

Na publicidade, Hélio Faria trabalhou como layoutman, desenvolvendo algumas das principais campanhas publicitárias nos anos 1970, 80 e 90. Ele foi fundador e presidente da Associação Mineira de Propaganda (AMP), principal órgão representativo da profissão no Estado.  

Também foi diretor de arte e fundador de grandes agências de publicidade em Minas: Asa Criação de Publicidade, BH Office, L&F Lacerda e Faria Publicidade. 

Seu talento lhe garantiu importantes prêmios, como Grande Prêmio JB (1966 a 1967); Publicitário do Ano (1967); Grande Prêmio Estado de Minas (1970); Prêmio Colunista (1974 e 1975); e Mérito Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte (1982).

 

Evento: 

Lançamento do livro “Arte Sacra – 50 anos de artes plásticas”

Data: 16 de fevereiro

Horário: 19h às 22h

Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201, Centro | BH)

Mais Acessadas