Domingo, 27 de Julho de 2025
Os usuários do transporte coletivo de Contagem terão benefícios a partir de fevereiro. O prefeito Alex de Freitas, e o vice, William Barreiro, anunciaram, durante sua posse, no domingo (1/1), que os estudantes do município pagarão meia-passagem. Aos domingos, todos os contagenses usufruirão do programa "Domingo é Meia", arcando com o custo de metade da passagem apenas. Ainda no que diz respeito aos ônibus que operam na cidade, Alex de Freitas autorizou a abertura do processo licitatório que escolherá as empresas que vão operar na cidade, com veículos mais novos e linhas que atendam as necessidades de todos os bairros do município.
As novidades foram anunciadas durante a cerimônia de posse da gestão 2017-2020. Com o slogan “Contagem – um novo tempo, uma nova história começa hoje” o prefeito Alex de Freitas pautou das escadarias da Prefeitura as suas primeiras palavras à população de Contagem após assinar com o vice Willian Barreiro a Ata de Transmissão do Cargo Governamental, neste 1º de janeiro. Populares, representantes de classe, personalidades políticas, amigos e apoiadores da sua eleição acompanhavam por telão a leitura da ata e aguardavam pela sua mensagem no saguão e em frente à Prefeitura. A posse do prefeito e seu vice ocorreu na tarde deste domingo na Câmara Municipal, quando também foram empossados os 21 vereadores. Alex e William compareceram à missa na Matriz de São Gonçalo e em culto na Igreja Presbiteriana.
Entregue nas mãos de Alex de Freitas pelo ex-prefeito Carlin Moura, no gabinete do Executivo, uma ata, acompanhada de cópias de documentação das contas e balancetes orçamentários e financeiros e posições bancárias, resumiu o caixa da Prefeitura. O superávit ou dinheiro em caixa é de cerca R$ 44 mil.
Logo em seu primeiro ato como prefeito, Alex de Freitas assinou com o vice quatro decretos leis: o de número 01/2017, que garante o direito à meia passagem no sistema de transporte aos estudantes da Rede Municipal de Ensino; o de número 02, que confere o desconto de metade do valor da passagem no transporte deste sistema a todos aos domingos; o decreto 03, determinando a imediata abertura da licitação para a concessão do transporte público de Contagem, e o de número 04, que trata da Reforma Administrativa.
O prefeito foi bastante aplaudido quando assinou com o seu vice o Acordo de Paz e Igualdade, um documento da ONU. O momento foi realçado pela música “Canto pela Paz”, de autoria do cantor Rogerinho, na voz na cantora contagense Negra Mary.
Ao dar “um recado especial às mulheres” o prefeito disse que também já conversou com as forças de segurança da cidade e com a Defensoria Pública para, junto à Guarda Municipal, a Prefeitura criar ações e programas para o combate de qualquer tipo de violência contra elas. Também deu um recado para as mães, dizendo que a Prefeitura irá promover além de campanhas de conscientização contra as drogas, projetos vigorosos contra a dependência química, uma situação para a qual nunca foi dada atenção no passado.
Com otimismo, Alex conclamou toda a população e a sociedade organizada para firmar um pacto de união pelo futuro de Contagem, para refazer a capacidade de investimentos sociais e em obras e atrair empresas para a cidade mesmo neste momento de recessão. “Convoco, portanto, minha equipe de governo, os servidores, professores e entidades para devolver à cidade a ordem e o cumprimento da lei.
Pessoas não serão mais invisíveis pela prefeitura
Alex disse que terminou em Contagem o tempo das pessoas invisíveis e que a cidade inicia um tempo de enxergar. “Enxergar o que, quem e como enxergar”, destacou, acrescentando que agora "vamos enxergar as pessoas que são usuárias do sistema de saúde, educacional e como usuários do transporte coletivo. A nossa relação será de mão dupla e cada cidadão vai poder saber realmente a transparência dos recursos que entram, por isto, precisamos conversar sobre o IPTU", disse ele.
Para Alex, na gestão passada não havia apenas pessoas invisíveis, mas a administração escondeu a sete chaves uma recomendação do Ministério Público (MP) pelo retorno da cobrança do IPTU residencial. “ Como um governo pode governar não admitindo uma recomendação do MP e continuar renunciando aos recursos deste imposto necessários para as melhorias na área social?", indagou ele.
O prefeito disse que conhece e atuou na administração de vários ex-prefeitos. Sabe dos avanços de cada gestão. E que conhece as deficiências nos setores da saúde, da educação, no transporte coletivo, áreas nas quais mais padece a população, os mais necessitados. Disse também que os servidores foram mal tratados e ficaram sem reajuste nenhum nos últimos anos. “Isto é populismo – o cinismo se disfarçou de populismo e enterrou as melhorias em áreas sociais. Querem nos envolver nisto, mas não vão conseguir”, enfatizou.
Alex disse que ele e William assinaram durante a campanha o compromisso pela isenção e do IPTU e, no entanto, foram surpreendidos, não sabiam da recomendação que não foi divulgada pela administração que estava na prefeitura. “Conversamos com os vereadores e eles tinham duas opções: votar a favor ou não derrubar o veto do prefeito anterior. O que decidiram e votaram é uma questão de consciência e consenso”, destacou.
Agradecimentos aos que o fortaleceram
Por final em seu discurso, Alex, emocionado, agradeceu a sua vitória até agora a Deus, à população da cidade a confiança nele depositada nas urnas, um processo eleitoral, onde recebeu 73% dos votos válidos, a maior margem da história da cidade. Agradeceu ao vice Willian Barreiro, aos apoiadores, à coligação Contagem para o Futuro e à família.
“Sou vitorioso até agora porque fui fortalecido por Deus e pelas pessoas de bem. E a melhor maneira de honrar a Deus é no cotidiano, em todos os dias, honrando e respeitando o próximo. Por isto, queremos nas ruas a paz de Cristo, pois só assim vamos escrever de verdade a nossa história”, frisou ele.
Ao falar dos que o fortaleceram Alex citou o nome do seu pai, Humberto de Freitas, que segundo disse, perdeu a batalha para o alcoolismo. À sua mãe, dona Edwirges se dirigiu como um filho amoroso e àquela que será eternamente o seu maior exemplo de ser humano. Aos três filhos, o seu coração de pai e à Luciana, sua esposa, referenciou-a citando trecho do poema de Cora Coralina para verbalizar gratidão: “... a mulher que escala comigo as montanhas da vida... “
Especialmente agradeceu à população de Contagem de quem melhor conheceu os anseios, necessidades e nele depositou a esperança de melhores serviços pelo governo municipal nesta cidade progressista que é Contagem.
Crianças e jovens
Ao falar dos jovens e das crianças, novamente o prefeito mencionou os filhos em seu discurso e citou os seus nomes: Theodoro, Ana Clara e Gustavo.
“Jovens e crianças, que o futuro seja do tamanho dos seus sonhos. Que vivam num lugar em que os governos tratem as pessoas com mais humanidade e que não sejam invisíveis. Vamos ao trabalho, vamos à luta”, finalizou o prefeito.
Além de grande presença de populares, da equipe de secretariado do novo prefeito, a solenidade de transmissão de cargo governamental para de Alex de Freitas e William Barreiro teve o brilho de apresentações musicais da cantora contagense Negra Mary; da Banda da Guarda Municipal de Contagem; dos Arturos – Folhos de Zambi e do músico Rogerinho que cantou e encantou os presentes com a música “Canto pela Paz”, de sua autoria; e dos Arturos – filhos de Zambi.
Presentes à solenidade além de populares: representantes do MP, da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Contagem, apoiadores da eleição de Alex, do representante do governo estadual, o presidente da Companhia de Habitação (Cohab), Alessandro Marques; e o deputado federal Lincolm Portela e prefeitos de cidades vizinhas.